Brasil
Lula confirma proibição dos celulares nas escolas
Medida deve entrar em vigor já no início deste ano letivo

Nesta segunda-feira (13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou (aprovou, confirmou) a proibição dos celulares nas escolas públicas e particulares do Brasil. Isso significa que, a partir deste ano letivo, os aparelhos não poderão mais ser usados pelos estudantes, exceto em casos de atividades pedagógicas específicas ou situações emergenciais.
Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o uso de smartphones, tablets e relógios inteligentes será proibido no recreio e no intervalo entre as aulas. A nova lei pretende minimizar os efeitos do uso de telas no desempenho e na saúde mental de crianças e jovens comprovados por pesquisas em todo o mundo.
A partir de agora, as escolas devem determinar o modo como farão a fiscalização e passar por um processo de adaptação às novas regras. As instituições devem ainda alertar os alunos a respeito da “nomofobia digital”, o medo de ficar longe do celular, e sobre os prejuízos causados pelo excesso de telas de forma geral.
O local de armazenamento dos aparelhos, seja em mochilas, caixas ou estantes específicas, serão definidos de acordo com a estrutura e o funcionamento de cada escola.
Na reportagem de capa da Qualé (edição 93), entrevistamos estudantes de diferentes idades, professores e coordenadores a respeito do tema. Corre lá para saber mais.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Ataques entre Israel e Irã se intensificam
Guerra no Oriente Médio entra em nova etapa com investidas aéreas
138 milhões de crianças no trabalho infantil.
Meta de erradicação está longe de ser alcançada
Avião cai na Índia com 242 a bordo.
Pior acidente aéreo do país em 30 anos aconteceu após a decolagem
Brasil se classifica para a Copa 2026.
Seleção conquista vaga após vitória contra o Paraguai
A polêmica por trás dos bebês reborn.
Especialistas falam sobre a moda de humanizar brinquedos
Portugal vence Liga das Nações.
Com gol de Cristiano Ronaldo, time volta a levar troféu após seis anos
Além da Terra: aliens na cultura pop.
Games, filmes, livros e séries para explorar o universo dos ET's
1, 2, 3 e... respire fundo.
Técnicas simples para ficar mais tranquilo na correria do dia a dia
PSG goleia Inter na Champions.
Com o placar de 5 x 0 time francês leva primeiro título da Liga