Cultura
Mostra do Castelo Rá-Tim-Bum abre em SP
Quem passa pelo espaço cultural Solar Fábio Prado, na zona sul de São Paulo, tem a impressão de ver um castelo em meio aos enormes prédios comerciais da região. E não é só uma impressão! Abriu nova exposição, a maior, sobre um dos programas mais famosos da TV Cultura dos anos 1990: o “Castelo Rá-Tim-Bum”, que completa 30 anos em 2024.
Logo na entrada, o público é recebido pelo animado porteiro robô, que dá as boas-vindas com a sua famosa frase: “Klift, kloft, still! A porta se abriu!.” A Qualé visitou a mostra, que ocupa 600 m², possui 18 ambientes e traz mais de 200 fotos e peças inéditas, entre elas, um enorme quadro do Dr. Victor, homenagem ao ator Sérgio Mamberti, que morreu em 2021. Tudo é muito emocionante para quem assistiu aos 90 episódios do programa, que estreou em 9 de maio de 1994 e acabou em 24 de dezembro de 1997. Mas e como a nova geração também pode curtir a exposição?
Segundo Felipe Pinheiro, produtor executivo da mostra, as crianças terão a oportunidade de ouvir histórias da infância dos pais e também se divertir. “Muitas conhecem, por exemplo, as músicas do programa, como a do ratinho tomando banhou ou a do lavar as mãos. Ouvem em casa, nas escolas. Mas, geralmente, quem não viu o programa pede para ver depois do passeio. A diversão é garantida”, contou. As reprises passam na TV Cultura.
GIRO PELO CASTELO
Diferentemente das outras exposições realizadas na capital paulista, essa tem o espaço Atelier de Criatividade, que conta a história dos roteiristas e cinegrafistas, criação musical da série e figurinos, além dos bonecos originais feitos pelo artista plástico Jésus Sêda.
O visitante passa pela biblioteca do gato, pelo esgoto do Mau e Godofredo, pelo laboratório dos cientistas gêmeos Tíbio e Perônio, pela banheira do ratinho, pela quarto da tia Morgana e do Nino, pela sala com a cobra Celeste (que fala, hein), pela cozinha repleta de portas, pelo lustre com os passarinhos musicais e ainda confere figurinos originais de outros personagens como o Dr. Abobrinha, a Caipora, o Etevaldo e a Etelvina, a repórter Penélope, o Pedro, a Biba e o Zeca.
Curiosidades sobre como foi feita a abertura do programa (a maquete original está lá) e como foram escolhidos os atores (você sabia que, a princípio, o Nino seria mesmo uma criança?, mas o ator Cássio Scapin conquistou o diretor com a sua atuação) estão espalhadas pela exposição, que caprichou nos sons. Cada cenário tem a sua própria trilha sonora, o que faz os fãs do “Castelo Rá-Tim-Bum” e quem está conhecendo o programa cantarem todos juntos.