Qualé sua Pergunta
Por que a baleia solta água pelo buraco?
Na verdade, ela solta ar e não água; confira a explicação

*Pergunta enviada por Rafael, 3o ano da escola Beit Yaacov
Você já deve ter visto em algum filme ou desenho a cena de um esguicho de água saindo pelo buraco do alto da cabeça de uma baleia, não é mesmo? Mas por que será que isso acontece? O biólogo Lucas Vital Garcia explica que, assim como nós, as baleias são mamíferos que precisam de ar para sobreviver e respiram por pulmões. O buraco na cabeça delas, que na verdade são dois, chamados espiráculos, funcionam como o nosso nariz, ou seja, não sai água dos orifícios e, sim, ar!
O que acontece é que o movimento de expirar é tão forte que joga água do mar para cima e também um pouquinho de muco. Além disso, o ar quente que sai dos pulmões em contato com o ar frio da atmosfera acaba formando um tipo de ‘fumaça’, parecida com a que soltamos da boca em dias frios. “O ‘borrifo’ pode acontecer perto delas ou subir até 4,5 metros”, detalha o biólogo.
E não são só as baleias que respiram assim. Os golfinhos, que também são mamíferos, possuem apenas um orifício, mas borrifam igual às baleias. Cada espécie tem seu tempo de subir à superfície, o que pode variar de 5 minutos a mais de duas horas. Eles conseguem renovar até cerca de 90% do ar dos pulmões a cada subida.
Você sabia?
A água do ‘esguicho’, recolhida por meio de drones, é usada por cientistas para pesquisas. Há um estudo com as baleias-jubarte no arquipélago de Abrolhos, na Bahia, em que os especialistas analisam o material para verificar como está a qualidade da água, por exemplo. E fica o alerta: não é incomum as pessoas jogarem água nos espiráculos quando os animais encalham nas praias. “Não se deve nunca fazer isso. Se jogassem água no nosso nariz nós nos afogaríamos. É a mesma coisa com os animais”, ressalta o biólogo.
CURIOSIDADES
- As baleias são os maiores animais da Terra. A baleia-azul pode ter 30 metros de comprimento e pesar cerca de 140 toneladas.
- Alimentam-se principalmente de pequenos crustáceos chamados KRILL. E não é pouco não! São cerca de 40 milhões todos os dias, o que dá quase 4 toneladas.
- Existem 40 espécies catalogadas. Como nadam bem, migram de tempos em tempos. No Brasil, as espécies mais encontradas são a franca e a jubarte.
- São inteligentes e dóceis, conhecidas por produzirem uma enorme variedade de sons, importantes para sua socialização, reprodução e sobrevivência.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas