Mundo
Donald Trump é eleito presidente dos EUA
Por volta das 7h30 desta quarta-feira (6), Donald Trump, 78 anos, venceu a eleição nos Estados Unidos ao alcançar a marca de 276 dos 538 votos do Colégio Eleitoral americano. O republicano derrotou a democrata Kamala Harris.
O número total de votos, no entanto, segue em apuração. Isso porque, nos Estados Unidos, a contagem é mais complexa do que aqui no Brasil. Por lá, cada Estado (ao todo são 50) tem um sistema próprio de votação, com regras e cédulas (impressas) diferentes. É como se fosse a soma de 50 eleições estaduais. Vence quem conquista mais delegados – cada Estado tem um número de delegados proporcional à sua população, e a soma deles define o pleito.
Com um governo polêmico entre 2017 e 2021, Trump não conseguiu ser reeleito, mas agora retorna após 4 anos fora do cargo. O mesmo só havia ocorrido uma vez em 250 anos de democracia americana, com Grover Cleveland, que governou o país de 1885 a 1889, e voltou em 1893-1897.
Especialistas afirmam que o resultado reflete o grau de insatisfação do eleitor norte-americano – nos últimos anos, sob o comando de Joe Biden, a inflação disparou. Durante a campanha, Trump apostou principalmente em culpar estrangeiros pelos problemas de criminalidade e aluguéis altos no país. A posse está marcada para 20 de janeiro, quando o republicano volta a morar na Casa Branca.