Cultura
Rosas de Ouro e Beija-Flor vencem o Carnaval
Escolas de samba falaram sobre jogos e o carnavalesco Laíla

Duas escolas de samba conquistaram o primeiro lugar do Carnaval 2025. Em São Paulo, quem levou a melhor foi a Rosas de Ouro. Essa é a oitava vez que a escola da comunidade do bairro da Brasilândia foi eleita a campeã, isso não acontecia há 15 anos. Já no Rio de Janeiro, de Nilópolis, a Beija-Flor levou seu 15º título.
CAMPEÃ PAULISTA
Com o samba-enredo ‘Rosas de Ouro em uma Grande Jogada’, a escola trouxe para o Sambódromo a história dos jogos e como influenciaram e ainda influenciam a humanidade. Os carnavalescos apostaram nos dados e cartas de baralho para enfeitar as fantasias. O figurino da rainha de bateria, Ana Beatriz Godoi, inspirado no naipe de ouro, realizou um feito inédito: exalou cheiro de perfume.
A escola também citou os tabuleiros, os cassinos e os games. Um dos carros que mais chamou a atenção foi o que homenageou os jogos da Nintendo, como Mario Bros. Outro destaque foi uma ala inteira formada especialmente por pessoas com deficiência.
A Rosas de Ouro conquistou 269,8 pontos, seguida por Acadêmicos do Tatuapé também com 269,8 (o critério de desempate foi a somatória das notas recebidas, inclusive as descartadas) e Gaviões da Fiel, com 269,7. Acadêmicos do Tucuruvi (269 pontos) e Mancha Verde (268,9) foram rebaixadas.
Alex Ferro/Divulgação RioTur
CAMPEÃ CARIOCA
A Beija-Flor escolheu o samba-enredo ‘Laíla de Todos os Santos, Laíla Todos os Sambas’, uma homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, mais conhecido como Laíla, um de seus maiores carnavalescos. Ele foi um garoto da comunidade do Morro do Salgueiro, na zona norte do Rio, e morreu em 2021, aos 78 anos. O desfile também marcou a aposentadoria de Neguinho da Beija-Flor, que deixa o cargo de intérprete após 50 anos.
Um dos destaques foi a comissão de frente, que chegou repleta de luzes LED, que davam a impressão de grandes velas. Também desfilou o carro com a escultura chamada de ‘Cristo Mendigo’, uma referência à polêmica imagem que foi proibida de aparecer no Carnaval de 1989, após decisão judicial. Ela saiu coberta por um saco plástico.
A Beija-Flor tirou a nota máxima: 270 pontos. O segundo e o terceiro lugar, são da Grande Rio (269,9) e da Imperatriz Leopoldinense (269,8). A Unidos de Padre Miguel foi rebaixada para a Série Ouro da competição com 266,8 pontos.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas