Cultura
Rosas de Ouro e Beija-Flor vencem o Carnaval
Escolas de samba falaram sobre jogos e o carnavalesco Laíla

Duas escolas de samba conquistaram o primeiro lugar do Carnaval 2025. Em São Paulo, quem levou a melhor foi a Rosas de Ouro. Essa é a oitava vez que a escola da comunidade do bairro da Brasilândia foi eleita a campeã, isso não acontecia há 15 anos. Já no Rio de Janeiro, de Nilópolis, a Beija-Flor levou seu 15º título.
CAMPEÃ PAULISTA
Com o samba-enredo ‘Rosas de Ouro em uma Grande Jogada’, a escola trouxe para o Sambódromo a história dos jogos e como influenciaram e ainda influenciam a humanidade. Os carnavalescos apostaram nos dados e cartas de baralho para enfeitar as fantasias. O figurino da rainha de bateria, Ana Beatriz Godoi, inspirado no naipe de ouro, realizou um feito inédito: exalou cheiro de perfume.
A escola também citou os tabuleiros, os cassinos e os games. Um dos carros que mais chamou a atenção foi o que homenageou os jogos da Nintendo, como Mario Bros. Outro destaque foi uma ala inteira formada especialmente por pessoas com deficiência.
A Rosas de Ouro conquistou 269,8 pontos, seguida por Acadêmicos do Tatuapé também com 269,8 (o critério de desempate foi a somatória das notas recebidas, inclusive as descartadas) e Gaviões da Fiel, com 269,7. Acadêmicos do Tucuruvi (269 pontos) e Mancha Verde (268,9) foram rebaixadas.
Alex Ferro/Divulgação RioTur
CAMPEÃ CARIOCA
A Beija-Flor escolheu o samba-enredo ‘Laíla de Todos os Santos, Laíla Todos os Sambas’, uma homenagem a Luiz Fernando Ribeiro do Carmo, mais conhecido como Laíla, um de seus maiores carnavalescos. Ele foi um garoto da comunidade do Morro do Salgueiro, na zona norte do Rio, e morreu em 2021, aos 78 anos. O desfile também marcou a aposentadoria de Neguinho da Beija-Flor, que deixa o cargo de intérprete após 50 anos.
Um dos destaques foi a comissão de frente, que chegou repleta de luzes LED, que davam a impressão de grandes velas. Também desfilou o carro com a escultura chamada de ‘Cristo Mendigo’, uma referência à polêmica imagem que foi proibida de aparecer no Carnaval de 1989, após decisão judicial. Ela saiu coberta por um saco plástico.
A Beija-Flor tirou a nota máxima: 270 pontos. O segundo e o terceiro lugar, são da Grande Rio (269,9) e da Imperatriz Leopoldinense (269,8). A Unidos de Padre Miguel foi rebaixada para a Série Ouro da competição com 266,8 pontos.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Morre papa Francisco aos 88 anos
Funeral do argentino será sábado; votação vai escolher novo pontífice
Projeto estimula a consciência ambiental.
Estudantes de Jundiaí criam e seguem calendário ecológico
Entenda o vaivém das tarifas.
Vai ficar tudo mais caro? E o Brasil nessa? Tire dúvidas sobre o tema
Conheça as estátuas ao redor do mundo.
Encantado, no Rio Grande do Sul, tem novo Cristo Redentor
Entrevista com o professor Helder Guastti.
Entre seus projetos, está um livro de contos e biblioteca comunitária
Líder indigena é guardião das abelhas.
Conheça a importância da preservação de espécies sem ferrão
Aprenda a agir nas emergências.
Você sabe o que fazer para ajudar um adulto quando estiver sozinho?
Cachorro Snoopy completa 75 anos!.
Você sabe tudo sobre o personagem? Confira o nosso quiz
Por que acontece o déjà-vu?.
Especialista explica sensação de ter 'vivido' certos momentos