Economia
Tire suas dúvidas sobre o tarifaço
Governo lança medidas de apoio aos pequenos produtores

O governo brasileiro lançou nesta quarta-feira (13) o programa “Brasil Soberano”, com medidas para proteger as pequenas empresas e empregos nacionais por conta das tarifas de 50% impostas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a alguns produtos nacionais (veja lista abaixo).
A principal medida do pacote é uma linha de crédito de R$ 30 bilhões disponível apenas para empresas que consigam manter seus empregos. A medida também inclui fortalecimento do setor produtivo, proteção aos trabalhadores e concessão de crédito com taxas acessíveis, principalmente para empresas que dependem mais das exportações aos EUA. Tire aqui mais dúvidas sobre o tarifaço:
Por que Trump resolveu tomar essa medida?
Além de fatores econômicos, a decisão teve motivação política. O presidente norte-americano não concordou com algumas decisões da Justiça brasileira, como, segundo ele, uma perseguição do Supremo Tribunal Federal (STF) ao ex-presidente Jair Bolsonaro, aliado de Trump. Para tentar interferir aqui no país, resolveu elevar as tarifas e ‘punir’ o Brasil.
O que vai acontecer com os produtos que foram tarifados?
Eles devem ficar mais caros para os compradores norte-americanos. Com isso, a demanda por eles deve diminuir, reduzindo as vendas dos fabricantes e exportadores brasileiros. Menos vendas significam menos ganhos, o que pode levar algumas empresas daqui a produzir menos e precisar demitir funcionários.
E os que não foram tarifados?
Na verdade, todos os produtos brasileiros são tarifados nos EUA. Em abril deste ano, foi aplicada uma tarifa ‘básica’ de
10% sobre os importados de todos os países. O que aconteceu agora é que o presidente Trump resolveu aumentar a
tarifa para 50% sobre alguns produtos brasileiros – o que os torna muito caros para competir com similares nos EUA.
O que o governo brasileiro está fazendo para ajudar os setores mais afetados?
Um plano, segundo especialistas, deve envolver empréstimos mais baratos para exportadores de produtos tarifados e a compra dos que seriam exportados para ajudá-los no escoamento. De acordo com Carla Beni, professora de economia da Fundação Getúlio Vargas, essas medidas de ajuda devem ser temporárias. “Assim, os exportadores podem superar esse período mais turbulento sem comprometer a arrecadação do governo”, explica.
Como isso impacta a economia do Brasil?
“De forma geral, os efeitos sobre a economia brasileira não devem ser muito significativos nem em desemprego nem em inflação”, diz o professor Marco Antônio Rocha, do Instituto de Economia da Unicamp. Apesar de afetar mais alguns setores e empresas pontuais, como o de pescados, móveis e frutas, as novas taxas não devem prejudicar a economia como um todo, pois nosso Produto Interno Bruto (PIB) não depende tanto da exportação para os Estados Unidos. “A medida de Trump poderá impactar negativamente o desempenho de algumas empresas, especialmente as que têm os Estados Unidos como principal destino”, afirma nota do Sindicato das Empresas Fabricantes de Móveis (Sindimóveis), de Bento Gonçalves (RS).
Você sabia?
Os Estados Unidos exportam (vendem) mais produtos para o Brasil do que importam (compram) da gente.
ALGUNS PRODUTOS QUE SERÃO TARIFADOS
Café
Carne bovina
Frutas
Máquinas agrícolas e industriais
Móveis
O QUE FICOU DE FORA DA TAXAÇÃO?
Suco e polpa de laranja
Minério de ferro
Petróleo
Aviões civis e peças de aeronaves
Eletrônicos
Produtos metálicos de ferro, aço, alumínio e cobre
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Por que o pica-pau não quebra o bico?
Bico resistente e crânio amortecido protegem a ave
Após denúncia de youtuber, sharenting vira debate.
Jovens opinam sobre pais que expõem filhos online
Cadu e Carol: dupla que mistura notícia e humor.
Apresentadores mostram sintonia e leveza no rádio
Você sabia que tem campeonato de tudo?.
Descubra competições malucas que acontecem pelo mundo
Livros que vão parar nos cinemas.
Confira histórias que viraram filmes para as telonas
Manias que estão 'bombando' por aí.
Teste o quanto você sabe sobre as tendências do momento
Câmara aprova 'PL da Adultização'.
Projeto de Lei tem regras para proteção de crianças na internet