Mundo
Trump assume a presidência dos EUA
Republicano volta à Casa Branca após quatro anos
_(2)_(1).webp)
O republicano Donald Trump, 78, assume nesta segunda-feira (20) a presidência dos Estados Unidos em Washington. Pela segunda vez como líder da maior economia do mundo, ele promete colocar em prática medidas extremas de sua campanha, como o controle intenso de imigrantes, a redução de impostos, principalmente da classe média, e rever o posicionamento político e econômico diante de várias nações do mundo.
Após deixar a presidência quase expulso por seu partido, o político deu a volta por cima e tentou reconstruir sua imagem nos quatro anos em que ficou afastado do cargo. Agora, chega mais fortalecido e com mais apoio do Congresso e de bilionários influentes.
O retorno de Trump ao poder impacta o mundo todo, inclusive o Brasil. O dia de frio extremo será marcado por vários eventos de posse, incluindo um juramento no Capitólio. O ex-presidente do país, Jair Bolsonaro, foi convidado para a posse, mas foi impedido de viajar por estar sem passaporte devido à sua suposta ligação com os golpes no país em 8 de janeiro de 2023 – a ex-primeira dama Michelle Bolsonaro irá ao evento, assim como políticos de diferentes partidos. A representante oficial é Maria Luiza Viotti, embaixadora do Brasil em Washington.
Entre os muitos desafios na agenda internacional envolvendo as duas nações estão a pauta ambiental, já que em 2025 o Brasil será sede da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, a COP30, em Belém. Trump, por sua vez, sinalizou que o tema não será prioridade no momento. As redes sociais também estão no centro do debate global. Depois de sair do ar por algumas horas nos EUA devido a uma medida judicial do ano passado, o Tik Tok voltou a operar normalmente. Trump sinalizou que vai suspender temporariamente a lei que exigia o fechamento da plataforma chinesa.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas