Mundo
Tumba do faraó Tutmés II é achada no Egito
Trata-se do primeiro túmulo real antigo encontrado desde 1922

Uma descoberta movimentou as autoridades no Egito. O Ministério das Antiguidades anunciou que foi encontrada a tumba de Tutmés II, importante faraó da 18ª dinastia e que viveu há cerca de 3.500 anos. O túmulo estava perto do Vale dos Reis em Luxor, no Sul do país. É a primeira tumba real encontrada em 103 anos desde a de outro faraó, o Tutancâmon.
A equipe de pesquisadores, formada por egípcios e britânicos, desconfiou que havia algo na região após recolher fragmentos de vasos com o nome de Tutmés II, identificado como o 'rei falecido', e inscrições com o nome de sua principal esposa, a rainha Hatshepsut, que era meia-irmã dele e se destacou por ser uma das poucas mulheres que governaram na época. Também foram identificados móveis funerários no local.
Os especialistas acreditam que a água invadiu a tumba pouco após a morte do faraó e danificou a câmara funerária. Os objetos, então, foram transferidos de lá e o que sobrou acabou de ser encontrado. O chefe da missão, Piers Litherland, disse ao programa Newshour, da BBC, que ficou emocionado. "Parte do teto ainda estava intacta: um teto pintado de azul com estrelas amarelas. E tetos pintados de azul com estrelas amarelas só são encontrados em tumbas de reis", contou.
Litherland afirmou que vai continuar o trabalho de pesquisa com a esperança de encontrar mais objetos originais. Mas onde está a múmia de Tutmés II? Os restos mortais foram encontrados há dois séculos, mas seu local de sepultamento original nunca havia sido localizado. Até agora.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas