Ciência
Veículo de carga irá à Lua até 2031
Europeus começam a produzir módulo lunar

A Europa não pretende ficar de fora da exploração lunar. Para isso, a ESA (Agência Espacial Europeia) acaba de investir 826 milhões de euros (cerca de R$ 5,2 bilhões) em um veículo de carga para ir à Lua. O módulo robótico, denominado Argonaut, deverá realizar sua primeira missão por volta de 2031, na qual pretende levar cargas para telecomunicações e sistemas de geração e armazenamento de energia.
“É um marco importante na estratégia da Europa para garantir maior autonomia no espaço", afirmou Daniel Neuenschwander, chefe de exploração humana e robótica da ESA. A missão será realizada em parceria com a empresa franco-italiana Thales Alenia Space, que superou uma concorrência da Airbus para desenvolver o elemento de descida do módulo na Lua.
Essa conquista europeia pode se beneficiar da missão Artemis, da Nasa, que pretende levar uma tripulação para a Lua até 2027, e também acontece em meio a possíveis mudanças na política espacial dos Estados Unidos, agora sob comando do republicano Donald Trump, que pretende fincar a bandeira dos EUA em Marte.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Trump confirma tarifas, mas com exceções
Suco de laranja, aviões e petróleo ficam de fora da lista
Terremoto na Rússia provoca tsunami.
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas