Mundo
Biden desiste da reeleição nos EUA
O atual presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, 81, desistiu de sua candidatura à reeleição do país. Ele foi o presidente mais velho a assumir o cargo, aos 77 anos, e nos últimos meses enfrentava dificuldades para se expressar, como quando travou em um debate recente e foi criticado por seus próprios eleitores e colegas de partido.
A pressão foi tanta que Biden desistiu de concorrer e no domingo (21) anunciou que apoiará a candidatura de sua vice, Kamala Harris, de 59 anos. Em pronunciamento em suas redes sociais, ele afirmou: "Foi a maior honra da minha vida servir como Presidente. E embora tenha sido minha intenção buscar a reeleição, acredito que é do melhor interesse do meu partido e do meu país que eu me retire e me concentre apenas em cumprir meus deveres pelo restante do meu mandato", afirmou.
Biden foi um dos mais jovens senadores eleitos na história dos EUA; o anúncio antecipa o fim de uma carreira política de mais de 50 anos. O político assumiu o país após um conturbado mandato de Donald Trump, que concorre pela segunda vez à presidência dos EUA.
O candidato comemorou a decisão de Biden. Com bom desempenho nas pesquisas, no sábado retrasado (13) um atentado a tiros atingiu a orelha direita do republicano e especialistas afirmam que o incidente pode ampliar sua vantagem.