Saúde
Casos de sarampo crescem em SP
Campanha de vacinação no estado vai até 1º de setembro
Até o momento, o estado de São Paulo confirmou 23 casos de sarampo. Diante do cenário do aumento da doença, que já era considerada erradicada no Brasil, o Ministério da Saúde iniciou uma intensa campanha de vacinação pública nesta semana (3 de agosto) que segue até o dia 1º de setembro para toda a população de 6 meses a 59 anos.
Além do sarampo, a campanha pretende aumentar a imunização em todos os municípios do Estado e reforçar as vacinas tríplice viral (que protege contra sarampo, caxumba e rubéola) e tetraviral (inclui catapora), além de focar na atualização da caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos.
De acordo com o Ministério da Saúde, São Paulo é atualmente o único estado brasileiro com casos confirmados de sarampo, situação que caracteriza um surto ativo. As vacinas são disponibilizadas em todas a Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
Extremamente contagioso, o sarampo é transmitido por vias aéreas, por meio de tosses e espirros, por exemplo. O vírus pode permanecer ativo no ar por até duas horas. Os principais sintomas são febre alta, manchas vermelhas pelo corpo, conjuntivite, mal estar, manchas vermelhas pelo corpo, coriza e tosse seca. Os sintomas podem ser tratados, mas também evoluir para casos de pneumonia, infecção no ouvido, encefalite e morte.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Arara e tucuxi entram na lista de ameaçados
Avaliação mostra que 1.280 espécies brasileiras estão sob risco
Inundações no Nepal e no Tibete deixam vítimas.
Socorristas ainda buscam mais de 4 mil desaparecidos
Empresas brasileiras pedem recuperação judicial.
Entenda o que explica a situação de algumas companhias
“Para quem ama histórias que tocam o coração”.
“A Maravilhosa Árvore Encantada” traz universo mágico aos cinemas