Meio Ambiente
Desmatamento cai 32% no Brasil
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade

Desde que começou a ser monitorado, em 2019, o desmatamento no Brasil caiu em 2024 segundo relatório da Rede MapBiomas divulgado nesta quinta (15). Exceto a Mata Atlântica, que se manteve estável, todos os biomas tiveram uma queda de 32,4% em relação a 2023, a segunda consecutiva.
O Cerrado segue sendo o bioma mais desmatado. Em 2024, foram 652.197 hectares, ou 52,5% do total desmatado no Brasil. Apesar da área perdida, o cerrado teve uma diminuição de 41,2% na comparação com 2023.
A Amazônia ficou em segundo lugar, com 30,4% da área desmatada no Brasil. A região chamada Matopiba, que inclui Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, concentrou 75% do desmatamento do Cerrado e cerca de 42% de toda a perda de vegetação nativa do país.
Mesmo com a melhora, o país perdeu 1.242.079 hectares de vegetação, o equivalente a 1,5 milhão de campos de futebol. No ano anterior (2023), foram 1.836.749.
A mata atlântica é o único bioma que apresentou um aumento no desmatamento de cerca de 2%, considerado estável. Natália Crusco, analista de pesquisa do MapBiomas, explica que os eventos climáticos no Rio Grande do Sul (RS) influenciaram a marca. “O RS passou a ser o terceiro estado da Mata Atlântica que mais desmatou por conta das chuvas, ventos fortes e deslizamentos que resultaram na perda de vegetação nativa", afirmou.
Desmatamento no Brasil por biomas:
Cerrado: -41,2%
Amazônia: - 16,8%
Caatinga: -13,4%
Mata Atlântica: +2%
Pampa: - 42,1%
Pantanal: -58,6%
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Ancelotti assume a seleção brasileira
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time
Ginástica rítmica fatura ouro inédito.
Equipe ganhou três medalhas na etapa portuguesa do mundial
Filipe Toledo conquista título na Austrália.
Atleta venceu etapa de surfe da Gold Coast e subiu no ranking
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente