Mundo
EUA entram na guerra entre Israel e Irã
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas

Atualizado em 23/6, às 10h
Novo capítulo dos ataques entre Israel e Irã foi registrado no sábado (21), desta vez com a participação dos Estados Unidos. Em um pronunciamento em rede nacional, o presidente Donald Trump anunciou que atacou três instalações nucleares do Irã: Fordow, Natanz e Isfahan. “Se a paz não vier rápido, nós vamos continuar atacando com precisão e habilidade", disse.
Mohammed al-Bukhaiti, integrante do escritório político dos Houthis, afirmou, no domingo (22), que a resposta do grupo ao ataque dos Estados Unidos é “apenas uma questão de tempo”. Nesta segunda-feira (23) foi Israel quem soltou bombas nos centros de repressão e símbolos do regime no Irã, como a sede da milícia Guarda Revolucionária, a prisão Evin, famosa por abrigar prisioneiros políticos.
O conflito entre Irã e Israel se intensificou na sexta-feira (13), após ataque noturno israelense. Foram 200 aviões de guerra lançando centenas de bombas por todo o país e atingindo mais de 100 alvos, entre eles as cidades de Tabriz, Isfahan, Kermanshah, Arak e Natanz. Em contrapartida, os iranianos lançaram 100 drones contra alvos israelenses.
De acordo com o primeiro-ministro de Israel Benjamin Netanyahu, a operação foi ‘preventiva’ e teve como alvo instalações do programa nuclear. “Essa ação vai durar por quantos dias for necessário”, disse o premiê. Já Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, declarou que o ataque foi uma 'declaração de guerra' e pediu ação do Conselho de Segurança da ONU.
A investida resultou na morte do comandante das Forças Armadas do Irã, Mohammad Bagheri, do comandante da Guarda Revolucionária, Hossein Salami, e do general Gholamali Rashid, vice-comandante das Forças Armadas. Cientistas nucleares também teriam morrido.
A tensão entre Israel e Irã se intensificou nas últimas semanas quando os Estados Unidos lideraram esforços para assinar um acordo com Teerã que limitaria a capacidade do Irã de produzir armas nucleares.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas
Supertelescópio registra exoplaneta.
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela