Mundo
Finlândia lidera ranking de felicidade da ONU
Brasil sobe oito posições e é o 2º na América do Sul

Qual é o país onde as pessoas vivem mais felizes? Essa é uma pergunta difícil de responder, mas segundo um relatório anual elaborado pela ONU (Organização das Nações Unidas), a Finlândia permanece em primeiro lugar pelo oitavo ano consecutivo. Dois novos países apareceram entre os líderes pela primeira vez: a Costa Rica (em 6º) e o México (em 10º).
Mas e o Brasil? Em relação aos países da América do Sul, nosso país está em segundo lugar, atrás apenas do Uruguai. Já em relação ao restante do mundo, estamos na posição de número 36, oito acima do índice anterior.
Nessa pesquisa, realizada desde 2012, os países nórdicos costumam se destacar. Finlândia, Dinamarca, Islândia e Suécia permanecem entre os 10 mais felizes. O primeiro país já foi tema de capa da Qualé (confira a edição 46). Já os Estados Unidos caíram para a 24a. posição, seu pior resultado desde então. Segundo os pesquisadores, compartilhar refeições é um aspecto diretamente relacionado ao bem-estar, e o número de pessoas que jantam sozinhas nos EUA aumentou 53% nas últimas duas décadas. O Afeganistão segue como o país mais infeliz do ranking devido, principalmente, a motivos políticos.
Apoio social, expectativa de vida saudável, liberdade, renda por pessoa, generosidade e corrupção são alguns dos fatores que são analisados no relatório, baseado em uma média de três anos de avaliações pessoais sobre satisfação com a vida.
E por que será que as pessoas são tão felizes na Finlândia? “Ao que parece, os finlandeses estão relativamente satisfeitos. A democracia funciona bem, temos eleições livres, liberdade de expressão, baixos níveis de corrupção, e tudo isso demonstrou ser um fator preditivo (que se prevê antecipadamente) de níveis mais altos de bem-estar nacional", afirmou Frank Martela, professor especializado em pesquisas sobre bem-estar e felicidade na Universidade Aalto de Espoo, próxima a Helsinque.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Forte terremoto atinge o sudeste da Ásia
Ao menos 2.900 pessoas morreram em Mianmar e na Tailândia
Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’.
Texto regulariza gestão do patrimônio de crianças e jovens
Corinthians supera Palmeiras e é campeão.
Empate diante de 48 mil garante 31º título paulista ao Timão
Argentina ganha de goleada do Brasil.
Partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo termina em 4 x 1
Tricô, crochê e bordado fazem sucesso.
Crianças e adolescentes estão cada vez mais interessados em aprender
Escola combate a gordofobia com arte.
Ensaio e exposição espantam o bullying e o preconceito
Você sabe como se forma um vulcão?.
Especialista explica a origem e traz mais curiosidades
Pandemia do coronavírus completa cinco anos.
Isolamento afetou o desenvolvimento de crianças nascidas nesse período