Brasil
Fumaça de incêndios se espalha por dez estados
Os incêndios recentes na Amazônia e no Pantanal causaram uma fumaça que se espalhou por, pelo menos, dez estados brasileiros. Imagens de satélite registradas pelo Instituto de Cooperação para a Pesquisa na Atmosfera mostram manchas cinzas em áreas do Acre, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) afirmam que a fumaça segue concentrada, principalmente, no Amazonas, em Rondônia e em Mato Grosso. Segundo o Instituto, essas regiões estão com temperaturas muito altas, entre 38º e 41º C, e com umidade abaixo dos 30%, o que favorece o surgimento de novos focos de incêndio e intensifica os que já existem.
Na segunda-feira (12), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) fez um alerta aos municípios do Amazonas atingidos pela fumaça das queimadas sobre os cuidados necessários para a saúde. Manaus, por exemplo, capital do estado, segue com algumas áreas encobertas pela fumaça.
O Unicef indica que as crianças não fiquem muito expostas ao ar livre até que a qualidade do ar, considerada ruim para pessoas sensíveis e com problemas respiratórios, melhore. O alerta também indica aumentar a hidratação e fazer o uso de máscaras nos momentos de maior exposição.
Só neste ano, o fogo consumiu 3,2 milhões de hectares da Amazônia, o que representa 0,77% do bioma. Já no Pantanal, quase 1,9 milhão de hectares foram atingidos pelo fogo, o que equivale a 12,5% do território.