Economia
Nossa moeda faz aniversário!
Nesta segunda-feira (1º), o real completa 30 anos. A moeda foi criada na gestão do ex-presidente Itamar Franco, que tinha Fernando Henrique Cardoso como ministro da Fazenda, responsável pela política econômica nacional.
Antes disso, nos anos 1980 e 1990, o Brasil passou por um grande período de instabilidade financeira, com uma hiperinflação (alta de preços muito grande) que chegou a ultrapassar 2.500% ao ano, o que acabava com o poder de compra da população. Imagine ir ao mercado em um dia e já no outro o preço estar completamente diferente – mais caro! Não foi nada fácil, pergunte aos seus pais ou pessoas mais velhas.
Para se ter ideia, nos dias de hoje, desde a criação do real, os anos ruins de inflação são aqueles que acumulam 10% em um ano, mesmo em meio a crises internacionais e internas.
Antes de chegar a esse ponto, o Brasil testou seis planos econômicos, todos com o objetivo de conter a alta dos preços: Cruzado, Bresser, Verão, Collor e Collor II. Foram usadas estratégias como congelamento de preços e poupanças e mudanças de moeda, mas não deram resultado. O ex-presidente José Sarney implementou 4 dos 6 projetos; Fernando Collor, 2.
A inflação acumulada desde junho de 1994 até hoje é de 708%. Isso significa que R$1 daquela época equivale a apenas R$ 0,12. Sim, nós também perdemos o poder de compra, mas olhando para o passado, poderia ser pior.