Curiosidade
Qualé a sua pergunta: Por que a gente boceja?
*Pergunta enviada por Helena, aluna do 1º ano do Colégio Rio Branco (unidade Granja Viana).
Não adianta resistir, quando ele vem não tem como escapar. O bocejo é um movimento involuntário do corpo que faz a pessoa abrir aquele bocão. E quem estiver do lado que se cuide, porque é contagioso! Ao ver alguém bocejando, automaticamente, mesmo que não queira, a outra pessoa também vai bocejar na sequência. Não estranhe, inclusive, se só de ler este texto, você der umas bocejadas.
Apesar de muito comum e frequente, ainda não há uma confirmação científica do motivo dos bocejos. A teoria mais aceita, no entanto, é a de que o ato espontâneo serve para aumentar o fluxo de sangue na cabeça, oxigenando e resfriando o cérebro. Com isso, ficamos, por consequência, mais alertas.
Bom, fato é que o bocejo está, sim, associado ao sono, ao cansaço e à necessidade de ficarmos mais dispostos. Por isso bocejamos quando acordamos, estamos ansiosos, com fome ou a ponto de começar uma nova atividade. E as pesquisas continuam para ver o que mais se pode descobrir.
Já o bocejo contagioso — aquele que você “pega” por ter visto alguém bocejar — pode ser explicado pelos “neurônios espelhos”, uma estrutura do nosso cérebro especializada em imitar os outros, por empatia.