Curiosidade
Qualé a sua pergunta: Por que a gente boceja?
Segundo a principal teoria, bocejar aumenta o fluxo de sangue na cabeça, oxigenando o cérebro

*Pergunta enviada por Helena, aluna do 1º ano do Colégio Rio Branco (unidade Granja Viana).
Não adianta resistir, quando ele vem não tem como escapar. O bocejo é um movimento involuntário do corpo que faz a pessoa abrir aquele bocão. E quem estiver do lado que se cuide, porque é contagioso! Ao ver alguém bocejando, automaticamente, mesmo que não queira, a outra pessoa também vai bocejar na sequência. Não estranhe, inclusive, se só de ler este texto, você der umas bocejadas.
Apesar de muito comum e frequente, ainda não há uma confirmação científica do motivo dos bocejos. A teoria mais aceita, no entanto, é a de que o ato espontâneo serve para aumentar o fluxo de sangue na cabeça, oxigenando e resfriando o cérebro. Com isso, ficamos, por consequência, mais alertas.
Bom, fato é que o bocejo está, sim, associado ao sono, ao cansaço e à necessidade de ficarmos mais dispostos. Por isso bocejamos quando acordamos, estamos ansiosos, com fome ou a ponto de começar uma nova atividade. E as pesquisas continuam para ver o que mais se pode descobrir.
Já o bocejo contagioso — aquele que você “pega” por ter visto alguém bocejar — pode ser explicado pelos “neurônios espelhos”, uma estrutura do nosso cérebro especializada em imitar os outros, por empatia.
Maceió sofre com risco de desabamento de mina.
Danos afetam área equivalente a 20% do território da capital alagoana
Brasil vai mal em avaliação internacional de educação.
Nota dos estudantes em matemática, ciências e leitura caiu entre 2018 e 2022
Rayssa Leal conquista maior nota da história do mundial no feminino.
Bicampeã, Fadinha ganhou um 9; Giovanni Vianna venceu o masculino
CCXP vai até domingo em São Paulo.
Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek
Por um mundo mais acessível.
Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar
Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.
Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards
Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.
Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos
Conferência mundial do clima acontece em Dubai.
Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega
Sabores de Natal pelo mundo.
Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data