Escola

A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento

Coordenadora pedagógica Cláudia Gabionetta destaca como a publicação jornalística contribui nas explorações didáticas

Por: Cláudia Gabionetta

15/01/2024 16:21 atualizado há 3 meses

Imagem A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento
Créditos da imagem: Gabriel Reis

Alfabetização e letramento são dois conceitos fundamentais no campo da educação, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos indivíduos.  

Ambos estão intrinsecamente relacionados, mas também possuem diferenças essenciais que ampliam a forma de como entendemos a aquisição da linguagem escrita e sua aplicação na vida cotidiana.

Teóricos como Emília Ferreiro, umas das mais influentes pesquisadoras dessa área, revolucionaram o entendimento da alfabetização ao introduzir a perspectiva construtivista. Ela considerou que as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre a linguagem escrita a partir de suas hipóteses e concepções, colocando a alfabetização como um processo cognitivo complexo. 

O letramento amplia ainda mais esse conceito. Magda Soares, renomada pesquisadora brasileira, é conhecida por suas contribuições significativas para esse campo de aprendizagens. Ela argumenta que a alfabetização é apenas uma parte do processo e que o letramento é o objetivo final, em que os indivíduos não apenas decodificam, mas passam a compreender e aplicar a leitura e escrita em suas vidas diárias. 

Soares também destaca a importância de considerar o contexto sociocultural dos estudantes ao desenvolver estratégias de ensino. Ela enfatiza que o letramento não pode ser universal e que as práticas de leitura e escrita variam de acordo com o contexto social, econômico e cultural. Portanto, os educadores devem adaptar suas abordagens para atender às necessidades específicas dos seus estudantes.

A revista Qualé, por ser um portador de texto da esfera jornalística, colabora com esse processo, pois oferece amplas possibilidades de explorações didáticas: antecipação leitora a partir de imagens e outras linguagens presentes nos textos, capacidade de identificar informações relevantes, ampliação de vocabulário, compreensão leitora, desenvolvimento da oralidade, além de apresentar textos claros e objetivos de assuntos de interesse e relevância para os pequenos leitores. 

Cláudia Lima Gabionetta

Pedagoga com pós graduação em Educação Infantil 

Multiplicadora de Educação Midiática - Instituto Educamídia. 

Coordenadora Pedagógica da Revista Qualé



Artigos

A cem dias do início dos jogos, tocha olímpica é acesa na Grécia.

Chama, que chega na França em maio, vai passar por dez mil condutores

Rio Grande do Sul decreta estado de calamidade pública por conta das chuvas.

Temporais já afetaram mais de 100 cidades; 13 pessoas morreram e outras 21 estão desaparecidas

Conheça a Sabilé, a mascote da Qualé.

Desenhos de duas estudantes de São Paulo foram escolhidos entre mais de 240 sugestões

Gentileza gera gentileza.

Com pequenas ações, é possível transformar o seu dia e o das pessoas ao seu redor, promovendo onda de bem-estar

Indígena da etnia Tatuyo inspira Barbie.

Maira Gomez torna-se a primeira indígena brasileira a ser transformada na famosa boneca

Cidade dos dinossauros é reconhecida pela Unesco.

Geoparque de Uberaba, em Minas Gerais, é o sexto a ganhar o título no país

Ciência para entender o mundo.

Veja dicas de experiências, além de conhecer uma cientista

Ballet Paraisópolis estreia companhia.

Projeto social atende 200 crianças e adolescentes em SP e agora forma bailarinos profissionais

Ao Espaço e além: estamos sozinhos no Universo?.

Com as missões espaciais, cientistas estão cada vez mais perto de saber se existe vida fora da Terra; confira principais fatos

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...