Escola
A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento
Coordenadora pedagógica Cláudia Gabionetta destaca como a publicação jornalística contribui nas explorações didáticas

Alfabetização e letramento são dois conceitos fundamentais no campo da educação, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos indivíduos.
Ambos estão intrinsecamente relacionados, mas também possuem diferenças essenciais que ampliam a forma de como entendemos a aquisição da linguagem escrita e sua aplicação na vida cotidiana.
Teóricos como Emília Ferreiro, umas das mais influentes pesquisadoras dessa área, revolucionaram o entendimento da alfabetização ao introduzir a perspectiva construtivista. Ela considerou que as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre a linguagem escrita a partir de suas hipóteses e concepções, colocando a alfabetização como um processo cognitivo complexo.
O letramento amplia ainda mais esse conceito. Magda Soares, renomada pesquisadora brasileira, é conhecida por suas contribuições significativas para esse campo de aprendizagens. Ela argumenta que a alfabetização é apenas uma parte do processo e que o letramento é o objetivo final, em que os indivíduos não apenas decodificam, mas passam a compreender e aplicar a leitura e escrita em suas vidas diárias.
Soares também destaca a importância de considerar o contexto sociocultural dos estudantes ao desenvolver estratégias de ensino. Ela enfatiza que o letramento não pode ser universal e que as práticas de leitura e escrita variam de acordo com o contexto social, econômico e cultural. Portanto, os educadores devem adaptar suas abordagens para atender às necessidades específicas dos seus estudantes.
A revista Qualé, por ser um portador de texto da esfera jornalística, colabora com esse processo, pois oferece amplas possibilidades de explorações didáticas: antecipação leitora a partir de imagens e outras linguagens presentes nos textos, capacidade de identificar informações relevantes, ampliação de vocabulário, compreensão leitora, desenvolvimento da oralidade, além de apresentar textos claros e objetivos de assuntos de interesse e relevância para os pequenos leitores.
Cláudia Lima Gabionetta
Pedagoga com pós graduação em Educação Infantil
Multiplicadora de Educação Midiática - Instituto Educamídia.
Coordenadora Pedagógica da Revista Qualé
Artigos Relacionados
Mais da Qualé
Ataques entre Israel e Irã se intensificam
Guerra no Oriente Médio entra em nova etapa com investidas aéreas
138 milhões de crianças no trabalho infantil.
Meta de erradicação está longe de ser alcançada
Avião cai na Índia com 242 a bordo.
Pior acidente aéreo do país em 30 anos aconteceu após a decolagem
Brasil se classifica para a Copa 2026.
Seleção conquista vaga após vitória contra o Paraguai
A polêmica por trás dos bebês reborn.
Especialistas falam sobre a moda de humanizar brinquedos
Portugal vence Liga das Nações.
Com gol de Cristiano Ronaldo, time volta a levar troféu após seis anos
Além da Terra: aliens na cultura pop.
Games, filmes, livros e séries para explorar o universo dos ET's
1, 2, 3 e... respire fundo.
Técnicas simples para ficar mais tranquilo na correria do dia a dia
PSG goleia Inter na Champions.
Com o placar de 5 x 0 time francês leva primeiro título da Liga