Esportes
Bia Souza garante primeiro ouro ao Brasil
A quinta-feira (3) começou com a primeira medalha de ouro para o Brasil em Paris. E foi no tatame. Aos 26 anos, Beatriz Souza da categoria +78kg venceu quatro lutas até chegar ao ponto mais alto do pódio. Na final, derrotou a israelense Raz Hershko, número 2 do ranking mundial, por um golpe chamado waza-ari. Bia está em quinto no ranking.
Essa é a participação de estreia da atleta natural de Peruíbe, litoral de São Paulo, em jogos olímpicos. Ela já subiu em pódios de campeonatos mundiais e também em Pan-americanos
O judô é um dos esportes que mais garante medalhas olímpicas ao país (foram 27 na história da modalidade). Só em Paris, foram três: o ouro da Bia, a prata de Willian Lima e o bronze de Larissa Pimenta. Ao todo, a delegação brasileira soma 7 medalhas.
MAIS ESPORTES
Na canoagem slalom, Pepê Gonçalves (confira entrevista exclusiva da Qualé com ele aqui) fez a segunda melhor marca do caiaque cross (66s41), atrás do britânico Joseph Clarke (66s08). Ele garantiu a vantagem de escolher a chave da primeira rodada, que acontece no sábado a partir das 11h40 (de Brasília). Ana Sátila compete pelo feminino. Foi a estreia do caiaque extremo nos Jogos Olímpicos.
No surfe, Gabriel Medina e Tati Weston-Webb (leia entrevista dela aqui) garantiram suas vagas nas semifinais. A equipe masculina de basquete derrotou o Japão pelo placar de 102 a 84 e garantiu classificação para as quartas. No atletismo, quem mandou bem foi Valdileia Martins do salto em altura. Ela voou 1,92m, igualou o recorde brasileiro (e sua marca pessoal), e se credenciou para a final da categoria.