Esportes
João Fonseca: a nova estrela do esporte brasileiro
Você já ouviu falar no tenista carioca João Fonseca? O esportista de apenas 18 anos é um verdadeiro fenômeno desse esporte. Ele é o mais jovem brasileiro a disputar uma partida de Grand Slam (os mais importantes campeonatos do tênis: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open). Logo em sua estreia no Australian Open nesta terça-feira (14), Fonseca obteve uma vitória esmagadora por 3 sets a 0 contra o russo Andrey Rublev, tenista #9 no ranking dos melhores do mundo. Antes disso, o brasileiro mais jovem a conquistar o feito foi Gustavo Kuerten, o Guga, que venceu Roland Garros, em Paris, aos 19 anos.
Foi a 14ª vitória consecutiva do astro e em 9 delas ele não perdeu um set sequer. Já imaginou? Mas essa conquista não veio do dia para noite e é fruto de muito esforço e disciplina. “Estou orgulhoso de mim mesmo, mas é claro que quero mais. Meu sonho é me tornar o número 1", afirmou logo após a vitória.
Na segundada rodada, no entanto, na madrugada desta quinta-feira (16), ele perdeu para o italiano Lorenzo Sonego, número #55 do ranking. Foi um jogo tenso, de quase quatro horas, e Sonego levou por 3 sets a 2, com parciais de 6/7 (6), 6/3, 6/1, 3/6 e 6/3. Assim, Fonseca se despediu do Grand Slam, mas saiu mais forte da Austrália.
João joga tênis desde os 11 anos, quando decidiu deixar o futsal depois de uma lesão para investir mais no mundo das bolinhas amarelas. Ele nasceu no dia 21 de agosto de 2006, no Rio de Janeiro, e é filho de Roberta e Christiano Fonseca. Ah, o jovem também é surfista e torcedor apaixonado pelo Flamengo.
Antes de se profissionalizar, ele teve uma proveitosa carreira juvenil. Em 2022, conquistou a Copa Davis Juvenil, e no ano seguinte liderou o ranking mundial juvenil – o primeiro brasileiro a chegar nesta colocação. Também em 2023, conquistou o campeonato juvenil no US Open, aos 17 anos. Foi ainda vice-campeão de duplas juvenis no Australian Open ao lado do belga Alexander Blockx. Grandes campeões do tênis, como Carlos Alcaraz e Novak Djokovic, elogiaram o alto desempenho do atleta.