Brasil
Lula é eleito presidente da República
Após segundo turno mais disputado da história, especialistas dizem o que esperar sobre o futuro governo

COM 60,3 MILHÕES DE VOTOS, Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), foi eleito o 39º presidente do Brasil. Ele derrotou, no segundo turno, o atual presidente, Jair Bolsonaro, que tentava a reeleição e obteve 58,2 milhões de votos (veja gráfico na página 8).
Essa foi a eleição mais disputada da história do país. Durante todo o processo eleitoral, a divisão política entre Lula e Bolsonaro pôde ser vista em muitas famílias, grupos de amigos e até em algumas escolas, entre crianças e jovens que ainda não votam. Um candidato alternativo aos dois não conseguiu ganhar espaço.
“Foi como um campeonato em que dois times largaram bem na frente, cada um com um jogador muito famoso e que atraía muita torcida. Fica difícil para um azarão numa situação assim”, resumiu a jornalista especializada em política Vera Magalhães.
Em seu primeiro discurso como presidente eleito, Lula garantiu que vai trabalhar para estabelecer a paz no Brasil. “Estou aqui para governar esse país numa situação muito difícil. Mas tenho fé que, com a ajuda do povo, nós vamos encontrar uma saída para que esse país volte a viver democraticamente, harmonicamente. E que a gente possa, inclusive, restabelecer a paz entre as famílias, os divergentes, construir o mundo que nós precisamos”, disse em pronunciamento realizado em São Paulo.
Na avaliação de Vera Magalhães, essa divisão da população ainda pode continuar por um tempo, enquanto as pessoas misturarem religião e política e tratarem políticos como heróis e ídolos. “Principalmente se não conseguirem conversar com respeito com quem pensa diferente, sem brigar”, explicou.
Mauricio Moura, presidente do Instituto Ideia, concorda. “Essa polarização* deve continuar, pois metade da população rejeita o governo que está por vir. Isso tem acontecido em outros países aqui na América Latina e nos Estados Unidos”, afirmou. Lula tem como vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), antigo rival. Os votos do Nordeste foram decisivos para a vitória da chapa.
RESULTADOS DO 2º TURNO
50,90% - 60.345.999 DE VOTOS - LULA
49,10% - 58.206.354 DE VOTOS - BOLSONARO
1,43% - 1.769.678 DE VOTOS - BRANCOS
3,16% - 3.930.765 DE VOTOS - NULOS
20,58% - 32.200.558 DE VOTOS - ABSTENÇÕES* (*total de pessoas que não foram votar)
TOTAL: 124.252.796 de votos
Maceió sofre com risco de desabamento de mina.
Danos afetam área equivalente a 20% do território da capital alagoana
Brasil vai mal em avaliação internacional de educação.
Nota dos estudantes em matemática, ciências e leitura caiu entre 2018 e 2022
Rayssa Leal conquista maior nota da história do mundial no feminino.
Bicampeã, Fadinha ganhou um 9; Giovanni Vianna venceu o masculino
CCXP vai até domingo em São Paulo.
Maior feira de cultura pop da América Latina reúne astros de filmes e séries, além de quadrinistas e fãs do universo geek
Por um mundo mais acessível.
Em dezembro, tem o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência (PcD); conheça histórias inspiradoras e saiba como ajudar
Canguru ‘tocando guitarra’ é o vencedor de prêmio mundial de fotografia.
Imagem foi escolhida como a foto mais engraçada do Comedy Wildlife Awards
Acesso à internet cresce e chega a 84% dos lares brasileiros.
Pesquisa mostra que percentual é de 92% para entrevistados de 10 a 15 anos
Conferência mundial do clima acontece em Dubai.
Evento, que começa dia 30 e segue até 12 de dezembro, pretende reafirmar compromissos ambientais entre as nações; Brasil participa com propostas e grande delega
Sabores de Natal pelo mundo.
Chefs de cozinha de diferentes países contam quais são as comidas típicas para a data