Mundo
Presidente do Irã morre em acidente de helicóptero
Após mais de 15 horas de buscas em uma região montanhosa do Irã, equipes de resgate encontraram o helicóptero em que estava o presidente do país, Ebrahim Raisi, o ministro das Relações Exteriores, Hossein Amirabdollahian, e outras 5 pessoas. O veículo desapareceu na tarde de domingo (19) e um forte nevoeiro é apontado como possível causa do acidente.
Raisi era o principal porta-voz do país e considerado o possível sucessor do líder supremo, o aiatolá Ali Khamenei, de 85 anos, que apresenta saúde frágil;– no Irã, o presidente é o segundo mais poderoso na hierarquia. A nação está no centro do conflito entre Israel e o grupo terrorista Hamas (saiba mais na ed. 75 da Qualé) e é inimiga declarada dos israelenses, inclusive contribuindo no fornecimento de armas.
Quem assume o comando do país agora é o vice-presidente Mohammad Mokhber, ao menos até a realização de novas eleições, em um prazo de 50 dias. Nos últimos dois anos, além dos conflitos externos, o país também vive crises internas, que incluem questões econômicas e escassez de água em algumas regiões.