Brasil
Senado aprova restrição de celulares nas escolas
Proposta irá para a sanção do presidente e passa a valer em 2025

O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que proíbe o uso dos celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país. A proposta ainda irá para a sanção do presidente Lula e deve entrar em vigor já no início do próximo ano letivo. Isso significa que celulares e outros aparelhos eletrônicos serão proibidos também nos intervalos entre as aulas e só poderão ser usados em casos de emergência.
Há uma semana, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados com relatoria do secretário de educação do Rio de Janeiro, o deputado Renan Ferreirinha (PSD). No início de 2024, ele implementou a restrição nas escolas municipais da capital fluminense. Em São Paulo, a deputada estadual Marina Helou (Rede) esteve à frente do projeto, que foi aprovado com unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A medida reflete tendência mundial de restrições baseada em pesquisas que apontam queda do rendimento escolar e o crescimento de problemas de saúde mental entre crianças e jovens. Após a sanção do presidente, as escolas terão um tempo para se adaptar. "Não tenho dúvida de que é um ganho para a educação brasileira", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo Relatório Global de Monitoramento da Educação da Unesco, um em cada quatro países do mundo já adota leis que proíbem o uso dos aparelhos. O estudo aponta ainda que a simples presença dos celulares em sala de aula provoca a distração dos estudantes.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Forte terremoto atinge o sudeste da Ásia
Ao menos 2.900 pessoas morreram em Mianmar e na Tailândia
Câmara aprova ‘Lei Larissa Manoela’.
Texto regulariza gestão do patrimônio de crianças e jovens
Corinthians supera Palmeiras e é campeão.
Empate diante de 48 mil garante 31º título paulista ao Timão
Argentina ganha de goleada do Brasil.
Partida válida pelas eliminatórias da Copa do Mundo termina em 4 x 1
Tricô, crochê e bordado fazem sucesso.
Crianças e adolescentes estão cada vez mais interessados em aprender
Escola combate a gordofobia com arte.
Ensaio e exposição espantam o bullying e o preconceito
Você sabe como se forma um vulcão?.
Especialista explica a origem e traz mais curiosidades
Pandemia do coronavírus completa cinco anos.
Isolamento afetou o desenvolvimento de crianças nascidas nesse período