Brasil
Senado aprova restrição de celulares nas escolas
Proposta irá para a sanção do presidente e passa a valer em 2025

O Senado aprovou nesta quarta-feira (18) o projeto de lei que proíbe o uso dos celulares nas escolas públicas e privadas de todo o país. A proposta ainda irá para a sanção do presidente Lula e deve entrar em vigor já no início do próximo ano letivo. Isso significa que celulares e outros aparelhos eletrônicos serão proibidos também nos intervalos entre as aulas e só poderão ser usados em casos de emergência.
Há uma semana, o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados com relatoria do secretário de educação do Rio de Janeiro, o deputado Renan Ferreirinha (PSD). No início de 2024, ele implementou a restrição nas escolas municipais da capital fluminense. Em São Paulo, a deputada estadual Marina Helou (Rede) esteve à frente do projeto, que foi aprovado com unanimidade na Assembleia Legislativa e sancionada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
A medida reflete tendência mundial de restrições baseada em pesquisas que apontam queda do rendimento escolar e o crescimento de problemas de saúde mental entre crianças e jovens. Após a sanção do presidente, as escolas terão um tempo para se adaptar. "Não tenho dúvida de que é um ganho para a educação brasileira", afirmou o ministro da Educação, Camilo Santana.
Segundo Relatório Global de Monitoramento da Educação da Unesco, um em cada quatro países do mundo já adota leis que proíbem o uso dos aparelhos. O estudo aponta ainda que a simples presença dos celulares em sala de aula provoca a distração dos estudantes.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Desmatamento cai 32% no Brasil
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade
Ancelotti assume a seleção brasileira.
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time
Ginástica rítmica fatura ouro inédito.
Equipe ganhou três medalhas na etapa portuguesa do mundial
Filipe Toledo conquista título na Austrália.
Atleta venceu etapa de surfe da Gold Coast e subiu no ranking
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente