Escola
A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento
Coordenadora pedagógica Cláudia Gabionetta destaca como a publicação jornalística contribui nas explorações didáticas
![Imagem A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento](https://revistaquale.com.br/storage/article/header/2024/1/15/quale.jpg)
Alfabetização e letramento são dois conceitos fundamentais no campo da educação, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos indivíduos.
Ambos estão intrinsecamente relacionados, mas também possuem diferenças essenciais que ampliam a forma de como entendemos a aquisição da linguagem escrita e sua aplicação na vida cotidiana.
Teóricos como Emília Ferreiro, umas das mais influentes pesquisadoras dessa área, revolucionaram o entendimento da alfabetização ao introduzir a perspectiva construtivista. Ela considerou que as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre a linguagem escrita a partir de suas hipóteses e concepções, colocando a alfabetização como um processo cognitivo complexo.
O letramento amplia ainda mais esse conceito. Magda Soares, renomada pesquisadora brasileira, é conhecida por suas contribuições significativas para esse campo de aprendizagens. Ela argumenta que a alfabetização é apenas uma parte do processo e que o letramento é o objetivo final, em que os indivíduos não apenas decodificam, mas passam a compreender e aplicar a leitura e escrita em suas vidas diárias.
Soares também destaca a importância de considerar o contexto sociocultural dos estudantes ao desenvolver estratégias de ensino. Ela enfatiza que o letramento não pode ser universal e que as práticas de leitura e escrita variam de acordo com o contexto social, econômico e cultural. Portanto, os educadores devem adaptar suas abordagens para atender às necessidades específicas dos seus estudantes.
A revista Qualé, por ser um portador de texto da esfera jornalística, colabora com esse processo, pois oferece amplas possibilidades de explorações didáticas: antecipação leitora a partir de imagens e outras linguagens presentes nos textos, capacidade de identificar informações relevantes, ampliação de vocabulário, compreensão leitora, desenvolvimento da oralidade, além de apresentar textos claros e objetivos de assuntos de interesse e relevância para os pequenos leitores.
Cláudia Lima Gabionetta
Pedagoga com pós graduação em Educação Infantil
Multiplicadora de Educação Midiática - Instituto Educamídia.
Coordenadora Pedagógica da Revista Qualé
Artigos Relacionados
Mais da Qualé
Começam os Jogos Olímpicos de Paris
Cerimônia de abertura terá 85 barcos ao longo do Rio Sena
Seleção brasileira vence Nigéria no futebol feminino.
Com Marta à frente, Brasil marca 1 X 0 em estreia olímpica
Brasil estreia em Paris com vitória no hand feminino.
Seleção bate a Espanha com atuação estelar da goleira Gabi
Mundo tem dia mais quente da história.
21 de julho alcançou 17,09ºC de temperatura média global
Atualização de software causa apagão.
Pane afetou voos, bancos e telecomunicações no mundo
Prefeita de Paris mergulha no Rio Sena.
Anne Hidalgo nadou nas águas que vão receber modalidades olímpicas
Nas ondas com Tati Weston-Webb.
Brasileira, que surfou pela primeira vez aos 8 anos, é inspiração
Qualé lança videocast com atleta olímpica.
Fabiana Murer, que competia no salto com vara, falou da carreira
Espanha e Argentina são campeãs no futebol.
Seleções vencem Eurocopa e Copa América, respectivamente