Escola

A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento

Coordenadora pedagógica Cláudia Gabionetta destaca como a publicação jornalística contribui nas explorações didáticas

Por: Cláudia Gabionetta

15/01/2024 16:21 atualizado há 3 meses

Imagem A revista Qualé e os processos de alfabetização e letramento
Créditos da imagem: Gabriel Reis

Alfabetização e letramento são dois conceitos fundamentais no campo da educação, desempenhando um papel crucial no desenvolvimento das habilidades de leitura e escrita dos indivíduos.  

Ambos estão intrinsecamente relacionados, mas também possuem diferenças essenciais que ampliam a forma de como entendemos a aquisição da linguagem escrita e sua aplicação na vida cotidiana.

Teóricos como Emília Ferreiro, umas das mais influentes pesquisadoras dessa área, revolucionaram o entendimento da alfabetização ao introduzir a perspectiva construtivista. Ela considerou que as crianças constroem ativamente seu conhecimento sobre a linguagem escrita a partir de suas hipóteses e concepções, colocando a alfabetização como um processo cognitivo complexo. 

O letramento amplia ainda mais esse conceito. Magda Soares, renomada pesquisadora brasileira, é conhecida por suas contribuições significativas para esse campo de aprendizagens. Ela argumenta que a alfabetização é apenas uma parte do processo e que o letramento é o objetivo final, em que os indivíduos não apenas decodificam, mas passam a compreender e aplicar a leitura e escrita em suas vidas diárias. 

Soares também destaca a importância de considerar o contexto sociocultural dos estudantes ao desenvolver estratégias de ensino. Ela enfatiza que o letramento não pode ser universal e que as práticas de leitura e escrita variam de acordo com o contexto social, econômico e cultural. Portanto, os educadores devem adaptar suas abordagens para atender às necessidades específicas dos seus estudantes.

A revista Qualé, por ser um portador de texto da esfera jornalística, colabora com esse processo, pois oferece amplas possibilidades de explorações didáticas: antecipação leitora a partir de imagens e outras linguagens presentes nos textos, capacidade de identificar informações relevantes, ampliação de vocabulário, compreensão leitora, desenvolvimento da oralidade, além de apresentar textos claros e objetivos de assuntos de interesse e relevância para os pequenos leitores. 

Cláudia Lima Gabionetta

Pedagoga com pós graduação em Educação Infantil 

Multiplicadora de Educação Midiática - Instituto Educamídia. 

Coordenadora Pedagógica da Revista Qualé



Artigos

Ciência para entender o mundo.

Veja dicas de experiências, além de conhecer uma cientista

Ballet Paraisópolis estreia companhia.

Projeto social atende 200 crianças e adolescentes em SP e agora forma bailarinos profissionais

De cabelo em pé: você sabia que os fios representam culturas e revelam personalidades?.

Saiba como o cabelo pode empoderar, indicar crenças, além de ter funções na saúde

Ao Espaço e além: estamos sozinhos no Universo?.

Com as missões espaciais, cientistas estão cada vez mais perto de saber se existe vida fora da Terra; confira principais fatos

Onde o bullying não tem vez!.

Estudantes de São Paulo fizeram uma boneca, um selo, um caderno da gentileza e um Banco da Amizade para propagar a paz

Indígena da etnia Tatuyo inspira Barbie.

Maira Gomez torna-se a primeira indígena brasileira a ser transformada na famosa boneca

História sobre como estudante inventou fórmula de raiz quadrada vai virar livro.

Júlia, 11 anos, conta que tudo aconteceu de forma espontânea e que ficou feliz com a repercussão

Por que a nossa barriga ronca quando estamos com fome?.

É o barulho dos músculos do estômago e do intestino, mas nem sempre é por fome

Brasil cai duas posições no Índice de Desenvolvimento Humano.

País está na 89ª posição de 193 países; Suíça ficou em primeiro lugar e Somália no último

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...