Semana ComuniQ reúne troca de experiências e momentos inesquecíveis

Estudantes participaram do Roda Viva, visitaram a Folha de S.Paulo e estiveram na Rádio Trianon; live com especialista e lançamento de série integraram programa

Por: Marcela Ibelli

27/10/2023 16:59 atualizado há 5 meses

Imagem Semana ComuniQ reúne troca de experiências e momentos inesquecíveis
Créditos da imagem: Estefani Arruda/ Jornalista Vera Magalhães e estudantes que participaram do 'Rodinha Viva', na TV Cultura

A semana ComuniQ rendeu grandes aprendizados para os estudantes convidados, profissionais entrevistados e para todos os participantes da iniciativa promovida pela Qualé. As ações aconteceram no mesmo momento da Semana Global de Alfabetização Midiática e Informacional promovida pela Unesco e tiveram o objetivo de intensificar o debate sobre a importância do contato das crianças e jovens com o jornalismo. 

As atividades foram realizadas entre 23 e 26 de outubro. “Foi uma semana incrível, com experiências maravilhosas. Todas foram muito significativas. Pudemos mostrar a potência do jornalismo em diferentes formatos. Foi a primeira de muitas semanas do ComuniQ. A ideia é fortalecer cada vez mais a educação midiática, especialmente o jornalismo em sala de aula. Iniciativas como essa ajudam a trazer luz para o assunto”, destaca a diretora da revista e jornalista, Maria Clara Cabral.

Integrantes da Turma Editorial da Qualé começaram a jornada exercitando o gênero entrevista com o jornalista Pedro Nastri, da Rádio Trianon. Os estudantes estiveram ao vivo no programa dele e descobriram curiosidades sobre a rádio e sobre o profissional de 67 anos. Segundo ele, nunca tinha sido entrevistado. “Queria ser jornalista desde criança, sempre fui comunicativo e adorava ler”, contou.

No dia seguinte, integrantes da Imprensa Jovem da Emef Professor Josué de Castro visitaram a redação de um dos maiores jornais do país, a Folha de S.Paulo. Lá, eles tiveram a oportunidade de conversar com os profissionais Marcella Franco, da Folhinha, e Bruno Lee, editor adjunto de especiais e de treinamento. A troca de informações e o acesso a uma redação tão grande e histórica proporcionaram momentos preciosos para os jovens.

Outro momento histórico foi registrado nos estúdios do programa Roda Viva, da TV Cultura, com a visita dos estudantes da Emef M Boi Mirim II e Joaquim Osório Duque Estrada. A apresentadora e jornalista Vera Magalhães passou para o centro da roda e foi entrevistada pela turma no Rodinha Viva, que contou até com uma ilustradora mirim, como acontece no programa oficial.

Vera ficou emocionada ao relembrar um pouco da sua trajetória profissional. “Senti o frio na barriga que os entrevistados devem sentir, me emocionei, senti a responsabilidade de estar ali e tentar explicar a eles a importância da TV pública e educativa, do Roda, e do jornalismo para a formação do cidadão”, disse. “Foi legal poder ver uma jornalista como a Vera Magalhães se emocionando e a alegria e a inteligência das crianças nas perguntas, como ações como essa podem mudar a vida delas”, completou Maria Clara.

A diretora e a coordenadora pedagógica, Cláudia Gabionetta, receberam na redação da Qualé, Alexandre Le Voci Sayad, especialista e estudioso em educação midiática. Foi uma live enriquecedora, que abordou temas como inteligência artificial, as diferentes realidades das escolas e a importância do protagonismo infantojuvenil. “Como o próprio Sayad disse, o Brasil está evoluindo no debate, mas ainda estamos muito longe do ideal. Temos bastante a caminhar. Em época de fake news e desinformação precisamos continuar trabalhando para que a educação midiática seja uma constante e usada nas escolas de maneira transversal.”

Para completar o ComuniQ, teve o lançamento da série inédita "Os Textos Jornalísticos em Sala de Aula”, com cinco vídeos de formação sobre educação midiática. Esse material já está disponível no canal do YouTube da Qualé. A partir do dia 6 de novembro também serão lançados conteúdos gravados durante as visitas e lives dos estudantes.

“Foi uma semana incrível, com experiências maravilhosas. Todas foram muito significativas. Pudemos mostrar a potência do jornalismo em diferentes formatos, como rádio, TV e impresso. O momento mais emocionante foi participar, junto com as crianças, do Roda Viva, um dos programas de entrevista mais tradicionais da televisão brasileira. Foi legal poder ver uma jornalista como a Vera Magalhães se emocionando e a alegria e a inteligência das crianças nas perguntas, como ações como essa podem mudar a vida delas.”

“Como o próprio Sayad disse na live, o Brasil está evoluindo no debate, mas ainda estamos muito longe do ideal. Ainda temos bastante a caminhar em época de fake news e desinformação, temos de continuar trabalhando para que a educação midiática seja uma constante e usada nas escolas de maneira transversal!”

Artigos

Morre Ziraldo aos 91 anos no Rio de Janeiro.

Cartunista, pai do Menino Maluquinho, teve seu primeiro desenho publicado aos 6 anos

Gentileza gera gentileza.

Com pequenas ações, é possível transformar o seu dia e o das pessoas ao seu redor, promovendo onda de bem-estar

Por que as flores soltam cheiro?.

O motivo é o mesmo de serem coloridas: atrair determinados animais

Eclipse solar total agita México, Estados Unidos e Canadá.

Dia virou noite e temperatura caiu nesses países; no Brasil, fenômeno está previsto para 2045

Ao Espaço e além: estamos sozinhos no Universo?.

Com as missões espaciais, cientistas estão cada vez mais perto de saber se existe vida fora da Terra; confira principais fatos

Quer dicas de livros? Conheça quem é louco por histórias.

No mês em que se comemora o Dia Mundial do Livro, conheça as leituras preferidas das crianças

Flórida proíbe redes sociais a menores de 14 anos.

Lei pode entrar em vigor no ano que vem e prevê instalação de sistema de fiscalização

Brasil empata com Espanha em amistoso contra o racismo.

O 3 a 3 no Santiago Bernabéu e a vitória contra a Inglaterra por 1 a 0 destacam estreia do técnico Dorival Júnior

Cidade dos dinossauros é reconhecida pela Unesco.

Geoparque de Uberaba, em Minas Gerais, é o sexto a ganhar o título no país

Utilizamos cookies para garantir a melhor experiência em nosso site. Para concordar, clique em "Entendi". Saiba mais...