Curiosidade
Um a cada quatro brasileiros usa internet antes dos 6 anos, diz pesquisa
Os brasileiros estão usando a internet cada vez mais cedo: aos 6 anos. Com essa idade, cerca de 24% das crianças (uma a cada quatro) já começaram a vida nas redes. Em 2015, eram 11%. Esse é um dos dados da TIC Kids Online Brasil, pesquisa referência no comportamento digital, apresentada na quarta-feira (25 de outubro) no 8º Simpósio de Crianças e Adolescentes na Internet, em São Paulo. De acordo com o estudo, 95% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos no Brasil estão conectados, totalizando mais de 25,1 milhões.
Outro dado do levantamento – feito com 2.704 crianças e adolescentes, de 9 a 17 anos, e seus pais ou responsáveis, entre março e julho deste ano – aponta que o fechamento das escolas durante a pandemia fez com que o acesso das crianças de 9 e 10 anos aumentasse 40% e chegasse aos 87%. Em 2015, 63% nessa faixa etária usava a internet. O acesso cresceu, principalmente, entre as crianças mais pobres, das classes D e E: subiu de 56% (em 2015) para 89% (em 2023).
De acordo com a pesquisa, crianças e adolescentes sabem baixar aplicativos (96%), conectar-se a uma rede Wi-Fi (93%) e salvar uma foto (91%), por exemplo. Afirmam saber quais informações devem ou não compartilhar (83%) e reconhecer quando alguém está sofrendo bullying (81%).
Mas o que as crianças buscam na internet? Cerca de 61% pesquisam compra de produtos, mas também procuram por informações relacionadas a sentimentos, saúde mental e bem-estar (34%). Há ainda as que querem informações sobre medicamentos (25%). Por volta de 16% dos entrevistados contam ter recebido mensagens de conteúdo sexual e 31% postam ou compartilham o local onde estão.
O levantamento da TIC Kids Online Brasil aponta que menos da metade dos responsáveis (43%) diz conversar com os filhos sobre as propagandas e 28% usam filtros ou configurações para restringir o contato das crianças com publicidade.