Mundo
138 milhões de crianças no trabalho infantil
Meta de erradicação está longe de ser alcançada

Nesta quinta-feira (12) é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Trabalho Infantil, data criada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) em 2002. No entanto, ainda não há muito o que comemorar. Um relatório conjunto da OIT e do Fundo das Nações Unidas (Unicef) apontou que 138 milhões de crianças estavam em situação de trabalho infantil em 2025, 54 milhões em atividades consideradas perigosas. Em 2015, o mundo havia se comprometido a erradicar o trabalho infantil até esta data.
A pesquisa revelou ainda que, por mais que tenham havido avanços (desde o ano 2000, essas atividades caíram no mundo quase pela metade, de 246 milhões para 138 milhões), a melhora ainda é lenta e desigual. A África Subsaariana concentra o maior número de casos, com 87 milhões de crianças em trabalho infantil. Na Ásia, o índice passou de 49 milhões para 28 milhões.
No Brasil, o cenário também não é positivo. Em pesquisa realizada no ano passado por meio da plataforma Disque 100, foram registradas 4.286 denúncias de trabalho infantil, número 40,6% maior do que em 2023.
Dados divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) mostram que entre 2023 e abril de 2025, 6.372 crianças e jovens brasileiros foram afastados do trabalho. Entre as principais atividades onde foram encontrados menores estavam comércio, setor de alimentação, oficinas de manutenção e reparação de veículos automotores, agricultura e pecuária.
Ainda segundo a pesquisa do MTE, 3 em cada 4 afastados eram do sexo masculino e a maior parte das vítimas tinha entre 16 e 17 anos. Nessa faixa etária, o trabalho é permitido desde que não seja realizado em período noturno e em local perigoso. 12% dos afastados tinham até 13 anos, faixa na qual é proibido qualquer tipo de trabalho.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Terremoto na Rússia provoca tsunami
Foi o tremor mais forte desde 2011; não há registro de vítimas
Brasil sai do Mapa da Fome da ONU.
País reduz índice de insegurança alimentar para menos de 2,5%
Cantora Preta Gil morre aos 50 anos.
Artista tratava um câncer no intestino há dois anos
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Brasil não atinge meta em alfabetização.
MEC queria chegar em 60%, mas só 11 estados ficam acima da média
Câmara aprova novo projeto de lei ambiental.
Medida ainda deve passar pela análise do presidente Lula
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas
Supertelescópio registra exoplaneta.
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela