Escola
Metade dos alunos não sabe matemática básica
Você tem dificuldade em resolver questões de matemática? Se sim, não está sozinho. Ao menos é o que indica o Estudo Internacional de Tendências em Matemática e Ciências (Timss, na sigla em inglês), do qual o Brasil participou pela primeira vez. O levantamento aponta que metade dos alunos brasileiros de 9 anos não sabe resolver tabuada ou contas como “100 + 210".
Interpretar gráficos simples ou somar e subtrair números de três algarismos são habilidades básicas de matemática que 51% das crianças do 4º ano do Ensino Fundamental não dominam. Segundo a pesquisa, a média do país foi de 400 pontos, à frente apenas de países como Marrocos, Kuwait e África do Sul. Na faixa dos 9 anos, demais nações participantes alcançaram uma média de 503 pontos.
Já entre os estudantes do 8º ano (com idade média de 13 anos), mais de 60% não conseguiram chegar nem ao patamar considerado mais baixo na escala geral, o que inclui não saber lidar com formas básicas, como círculo e quadrado, não entender proporções e interpretar gráficos. O resultado bate com o Pisa, prova internacional focada na faixa etária dos 15 anos, que também indicou baixo desempenho brasileiro no Ensino Fundamental II.
Em ciências, o desempenho foi um pouquinho melhor, mas ainda insatisfatório. Entre os alunos do 4º ano, 39% não dominam conhecimentos básicos sobre plantas, animais e meio ambiente. No 8º ano, 42% não sabem responder perguntas sobre células, tecidos e órgãos.
E por que será que isso acontece? Especialistas indicam que, entre as razões, está a baixa familiaridade com números e o interesse também baixo pela carreira de professor de matemática. Alunos considerados bons em cálculo costumam procurar carreiras mais promissoras economicamente, como economia, engenharia e ciências da computação.
Do ponto de vista histórico, de forma geral, afirmam os pesquisadores, a educação formal no Brasil também é recente. “Foi só na década de 1990 que a maioria chegou ao ensino fundamental II”, afirma Émerson de Pietri, professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).