Brasil
Consulta pública sobre educação midiática tem prazo prorrogado
Elaborado pela Secom, da Presidência, texto estará disponível para comentários e sugestões até o dia 30 de junho

Empresas, instituições de ensino, pesquisadores, educadores ou cidadãos em geral interessados no tema da educação midiática têm até o dia 30 de junho para participar da consulta pública promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.
O documento (disponível aqui) propõe, por exemplo, a implementação de políticas públicas com foco no desenvolvimento de competências “para que todas as pessoas possam analisar, interagir e produzir conteúdos digitais de forma consciente, responsável e cidadã”.
De acordo com Mariana Filizola, coordenadora geral de educação midiática do Departamento de Direitos na Rede na Secom, o texto foi elaborado a partir de práticas já desenvolvidas no Brasil e em outros países.
“A gente reconhece que já existem iniciativas de educação midiática no país, por exemplo desenvolvidas por secretarias na esfera pública, e fomos ‘beber’ nessa experiência para redigir a proposta. Também ouvimos pesquisadores e outros atores da sociedade civil, inclusive de países como a França e a Finlândia, centros de referência no tema”, diz Mariana.
Além da consulta, está prevista ainda uma audiência pública em formato híbrido. “A ideia é que as pessoas que já estão atuando na área possam participar e, assim, compartilhar suas experiências e expectativas”, diz a coordenadora.
O documento aponta crianças e adolescentes como público prioritário nesse processo, ressaltando a importância de políticas públicas que “promovam o uso seguro e crítico da Internet” e um “ambiente digital saudável”. O texto defende que tais ações relacionadas à educação midiática sejam incluídas "de forma qualificada” na educação básica.
Segundo Mariana Filizola, o tema vem sendo discutido de forma transversal, com a participação de especialistas e gestores de diferentes áreas, como dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Artigos Relacionados
Mais da Qualé
Desmatamento cai 32% no Brasil
Em seis anos, todos os biomas apresentaram queda ou estabilidade
Ancelotti assume a seleção brasileira.
Italiano é o quarto estrangeiro no comando do time
Ginástica rítmica fatura ouro inédito.
Equipe ganhou três medalhas na etapa portuguesa do mundial
Filipe Toledo conquista título na Austrália.
Atleta venceu etapa de surfe da Gold Coast e subiu no ranking
Qualé especial 100: o poder dos livros!.
Crianças leitoras entrevistam grandes autores brasileiros
RG animal traz mais segurança e proteção.
Cães e gatos agora podem ter seu próprio documento
Inteligência Artificial afeta a natureza.
Descubra como a tecnologia impacta o meio ambiente