Brasil
Consulta pública sobre educação midiática tem prazo prorrogado
Elaborado pela Secom, da Presidência, texto estará disponível para comentários e sugestões até o dia 30 de junho

Empresas, instituições de ensino, pesquisadores, educadores ou cidadãos em geral interessados no tema da educação midiática têm até o dia 30 de junho para participar da consulta pública promovida pela Secretaria de Comunicação (Secom) da Presidência da República.
O documento (disponível aqui) propõe, por exemplo, a implementação de políticas públicas com foco no desenvolvimento de competências “para que todas as pessoas possam analisar, interagir e produzir conteúdos digitais de forma consciente, responsável e cidadã”.
De acordo com Mariana Filizola, coordenadora geral de educação midiática do Departamento de Direitos na Rede na Secom, o texto foi elaborado a partir de práticas já desenvolvidas no Brasil e em outros países.
“A gente reconhece que já existem iniciativas de educação midiática no país, por exemplo desenvolvidas por secretarias na esfera pública, e fomos ‘beber’ nessa experiência para redigir a proposta. Também ouvimos pesquisadores e outros atores da sociedade civil, inclusive de países como a França e a Finlândia, centros de referência no tema”, diz Mariana.
Além da consulta, está prevista ainda uma audiência pública em formato híbrido. “A ideia é que as pessoas que já estão atuando na área possam participar e, assim, compartilhar suas experiências e expectativas”, diz a coordenadora.
O documento aponta crianças e adolescentes como público prioritário nesse processo, ressaltando a importância de políticas públicas que “promovam o uso seguro e crítico da Internet” e um “ambiente digital saudável”. O texto defende que tais ações relacionadas à educação midiática sejam incluídas "de forma qualificada” na educação básica.
Segundo Mariana Filizola, o tema vem sendo discutido de forma transversal, com a participação de especialistas e gestores de diferentes áreas, como dos Ministérios da Saúde e da Educação.
Artigos Relacionados
Mais da Qualé
Tire suas dúvidas sobre o tarifaço
Governo lança medidas de apoio aos pequenos produtores
Brasileiros disputam Bola de Ouro.
Marta, Vini Jr. e o Botafogo estão entre os concorrentes do prêmio
Bolsonaro tem prisão domiciliar decretada.
Decisão de prender ex-presidente do Brasil é do STF
Especial: escolas à beira do Rio Negro.
Saiba mais sobre a vida e o aprendizado no caminho das águas
Robôs ganham espaço nos campos de futebol.
Competição mundial mostra evolução das máquinas
Museus: guardiões da memória e da história.
Espaços que preservam o passado e inspiram as gerações do futuro
Ailton Krenak lança livro para crianças.
Autor e ativista indígena fala de seu processo de escrita
Pipeiros fortalecem união comunitária.
Grupo promove ações sociais e mantém a cultura da pipa
Toy Story: brinquedos são amigos há 30 anos.
Longa foi o primeiro totalmente produzido por computação
Por que o sangue tem diferentes tipos?.
Saber qual é ajuda se a pessoa precisar de transfusão