Ciência
Empresa diz ter recriado espécie extinta de lobo
Cientistas utilizaram DNA de fósseis antigos; especialistas têm dúvidas

Na última segunda-feira (7), a empresa de biotecnologia norte-americana Colossal Biosciences divulgou a imagem de três filhotes muito fofinhos de lobos-terríveis (Aenocyon dirus), também conhecidos como lobos-gigantes. Acontece que a espécie está extinta há mais de 10 mil anos. Como isso foi possível?
Segundo a empresa, os animaizinhos foram gerados por meio de modificações genéticas realizadas em 20 regiões do DNA de lobos-cinzentos modernos – foram utilizados genes do Aenocyon dirus em fósseis antigos. A empresa falou até em “desextinção", mas a comunidade científica ainda não fez as verificações necessárias. Especialistas acreditam que é cedo para afirmar que os anúncios sejam verdadeiros, apesar de impressionantes.
“Essas modificações parecem ter sido derivadas do material genético recuperado do lobo terrível. Isso faz deles lobos-terríveis? Não. Faz deles lobos-cinzentos ligeiramente modificados? Sim", afirmou Corey Bradshaw, professor de Ecologia Global da Universidade Flinders, na Austrália.
A Colossal Biosciences é a mesma empresa que anunciou recentemente que deseja “reviver” mamutes (animais que habitaram a região do Ártico e foram avistados pela última vez há cerca de 4 mil anos) e produziu o camundongo-lanoso, com o mesmo tipo de pelagem e cor dos mamutes-lanosos do passado.
Enquanto isso, os lobinhos estão sendo criados pela empresa em uma propriedade rural nos Estados Unidos e já estão com cinco meses de vida. Vamos ficar de olho.
Notícias Relacionadas
Mais da Qualé
Brasil terá vacina da chikungunya
Anvisa aprova registro do imunizante contra a doença
Katy Perry faz bate e volta no Espaço.
Cantora e outras cinco mulheres concluem missão da Blue Origin
Mario Vargas Llosa morre aos 89 anos.
Grande nome da literatura latino-americana, autor ganhou Nobel
Menos matrículas no Ensino Básico no país.
Brasil também registra diminuição no ensino de jovens e adultos
Por que o morcego dorme de cabeça pra baixo?.
Conheça os motivos e os mecanismos por trás desse hábito
Especialista que é fera em Egito.
Leia entrevista com egiptóloga, que conta suas aventuras com múmias
Você sabe o que é imposto de renda?.
Entenda para que serve esse tributo tão comentado no Brasil