Mundo
Planeta perde 69% da população animal em menos de 50 anos
Segundo especialistas, entre 5.230 espécies analisadas, os botos, gorilas e leões-marinhos são os mais afetados

Menos botos, gorilas e leões-marinhos. Entre 1970 e 2018, nosso planeta perdeu 69% de sua população animal selvagem. E adivinhe quem são os maiores culpados por isso? Nós, humanos.
Os dados são da 14ª edição do Relatório Planeta Vivo, feito pela WWF (World Wildlife Fund - Fundo Mundial para a Natureza), em parceria com a Sociedade Zoológica de Londres. O levantamento analisou 32 mil populações de animais, de 5.230 espécies diferentes de toda a Terra.
A América Latina foi a região com a maior perda de animais. Desde 1970, a queda foi de 94% (veja ilustração). Já as populações de espécies de água doce registraram o maior declínio, de um total de 83% no mesmo período.
Alguns dos animais mais ameaçados pela queda do número de suas espécies estão na África e na Oceania. Os gorilas diminuíram cerca de 80% em um dos parques da República Democrática do Congo, entre 1994 e 2019. Já o número de leões-marinhos australianos teve queda de 64% entre 1977 e 2019.
No Brasil, entre os animais com os maiores declínios populacionais está o boto amazônico. De 1994 a 2016, a população de botos cor-de-rosa caiu 65% em uma reserva no Amazonas. As onças, o gato-palheiro, os corais, o lagarto papa-vento da Bahia e o tatu-bola também apresentaram grande queda.
“A mensagem é clara, e as luzes vermelhas estão piscando. Nosso relatório apresenta números aterrorizantes. Precisamos da natureza positiva até 2030 – o que, em termos simples, significa mais natureza até o final desta década do que no seu início. Mais florestas naturais, mais peixes, mais polinizadores em nossas terras agrícolas, mais biodiversidade em todo o mundo”, disse Marco Lambertini, diretor da WWF, no relatório.
O estudo faz ainda um alerta sobre como as mudanças climáticas induzidas pelo homem e a perda de biodiversidade ameaçam o bem-estar das gerações atuais e futuras.
PERDA DA BIODIVERSIDADE POR CONTINENTE:
AMÉRICA LATINA E CARIBE – 94%
ÁFRICA – 66%
ÁSIA E PACÍFICO – 55%
AMÉRICA DO NORTE – 20%
EUROPA E ÁSIA CENTRAL – 18%
Fonte: WWF.
Chelsea vence PSG e a Copa do Mundo de Clubes.
Time inglês marca 3 a 0 no favorito e leva a taça do mundial
Donald Trump anuncia novas taxas ao Brasil.
Presidente dos EUA fala em tarifas de 50% a produtos brasileiros
Brasil recupera fósseis de museu alemão.
Peças, incluindo peixe, réptil e planta, estavam em Hannover
Curupira é escolhido a mascote da COP 30.
Personagem do folclore reforça a importância de cuidar das florestas
Supertelescópio registra exoplaneta.
James Webb captura imagem de corpo celeste que orbita estrela
Esse tal de algoritmo.
Saiba mais sobre as fórmulas que parecem ler nossos pensamentos
EUA entram na guerra entre Israel e Irã.
País norte-americano atacou três instalações nucleares iranianas